TÉCNICAS DE RELAXAMENTO

Do estudo experimental sobre o ruído da escola e dos resultados dos inquéritos sobre a avaliação do conforto acústico ambiental da escola, conclui-se que toda a comunidade educativa está sujeita a stresse.

No dia 19 de Maio de 2011, o Sr. Professor Dr. Rui Mota Cardoso teve a gentileza de se deslocar à nossa escola para proferir uma palestra.

O Sr. Professor Dr. Rui Mota Cardoso, licenciou-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tendo-se doutorado na especialidade de Psiquiatria. Professor Catedrático da Faculdade de Medicina, foi director do Serviço de Psicologia Médica da mesma Faculdade. De entre os cargos que desempenhou pode referir-se o de coordenador da residência em Saúde Mental do Curso de Medicina da Universidade do Minho. É fundador e primeiro presidente da Sociedade Portuguesa de Psicossomática e sócio fundador e titular da Sociedade Portuguesa de Psicodrama. Coordena a Unidade de Educação Contínua e Difusão Científica do IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto) de que é membro. Foi fundador e presidente da Direcção do extinto IPSSO – Instituto de Prevenção do Stresse e Saúde Ocupacional, instituição privada de investigação sem fins lucrativos. Nesta instituição dirigiu durante três anos um estudo nacional da prevalência e factores de risco das situações de stresse da profissão docente e publicou o livro O Stresse na Profissão Docente – Como prevenir, como manejar  o stresse nos Professores Portugueses, editado pela Porto Editora.











AVALIE O SEU NÍVEL DE STRESSE